15 April 2017 Comments Off on Ceratocone na Riviera

Ceratocone na Riviera

O ceratocone é uma condição ocular em que a córnea do olho, que é normalmente redonda, apresentada na forma de cúpula, vai diluindo gradualmente, o que causa uma deformidade no órgão, deixando-o com aparência de cone.

o se sabe as reais causas do aparecimento do ceratocone, mas a ciência acredita que fatores genéticos contribuam com o aparecimento da doença.

O ceratocone é uma doença muito comum e tem seu aparecimento mais demasiado em pessoas portadoras de outras doenças como asma ou condições genéticas como Síndrome de Down, além de outros problemas que acometem a visão, como a doença de Marfan.

O ceratocone afeta uma em cada mil pessoas, sendo muito comum também em pessoas de ascendência asiática. É comumente diagnosticado na infância ou no início da puberdade.

E como o ceratocone é capaz de afetar a visão? 

A degradação da córnea faz com que ela seja acometida por cicatrizes, o que causa a perda da transparência do órgão. Isso prejudica a capacidade de funcionamento dos olhos, causando má visão. Em muitos casos há o aparecimento de miopia e/ou astigmatismo, com visão borrada, vendo imagens “fantasmas”, aumento da sensibilidade dos olhos pela luz, além da intensificação da luz durante a noite.

 

Quais são os tratamentos para ceratocone?

Quando a doença é diagnosticamente precocemente podem bastar o usao de óculos ou lentes de contato para corrigir a visão. Porém, com a evolução do ceratocone, a medida que a córnea vai se tornando mais fina e íngreme, as lentes de contato mais rígidas podem ajudar a corrigir a visão. Finalmente, em casos bem avançados, pode ser necessária a cirurgia dos olhos e eventualmente o transplante de córnea.

As alterações causadas pelo ceratocone podem levar muitos anos para se desenvolverem. Por isso o ideal é monitorar a doença a cada cinco anos para verificar quaisquer tipos de evolução no quadro inicial. Visare Rio é a referencia em ceracotone.

Assim, o melhor remédio contra a evolução do ceratocone é a prevenção.